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Aqui você encontra informações, dicas e orientações sobre Administração de Condomínios.

Fui eleito síndico. E agora?

Administrar condomínios, é como gerir uma empresa de qualquer outro setor de serviços, por isso é preciso estar atentos às obrigações legais, além de gerir os recursos financeiros que requer muita responsabilidade e transparência nos processos.  O síndico precisa ter conhecimento contábil, financeiro, trabalhista, civil, além da administrativa. Mas nem sempre possuímos todos os conhecimentos e é por isso que a administradora exerce uma função importante na gestão condominial para assessorar o sindico.

Se você agora foi eleito e não sabe o que fazer, siga as dicas abaixo, as quais lhe orientará sobre os primeiros passos para a gestão de seu condomínio:

  • Certifique-se que na ata que o elegeu está constando todos os dados: nome completo, documento de identidade e período de mandato, além dos dados corretos do condomínio;
  • Registre a ata em cartório e esta deverá ser apresentada ao banco para alteração do responsável pela conta bancária e deve se também alterar o representante legal na Receita Federal;
  • É sempre bom enviar uma cópia da ata para cada morador;
  • Certifique de que todos os documentos do condomínio lhes foram encaminhados;
  • Verifique como está a saúde financeira do condomínio para que possa iniciar os trabalhos com segurança;
  • Leia a convenção e regimento interno para ficar atento as normas de seu condomínio;
  • Busque sempre o diálogo com os moradores. A comunicação e consenso é sempre o melhor caminho;
  • Mantenha toda a documentação do condomínio arquivada em um local seguro;

E se seu condomínio já possui uma administradora vai ser bem mais fácil iniciar seu mandato!

Com uma administradora contratada, a sua tarefa de sindico fica muito mais fácil, pois a administradora já possui muitas das informações condominiais e fará toda a gestão administrativa. Você exercerá uma papel de fiscalização dos serviços da administradora, a comunicação com o moradores e acompanhamento das manutenções e serviços prestados.

A administradora vai conduzir muitas funções que tomam tempo e que precisam de uma organização para manter dados e informações precisas e a longo prazo. Algumas atividades que a administradora exerce:

  • Emitir as taxas de condomínio e controlar os recebimentos de cada condômino;
  • Contabilizar e controlar os créditos e débitos em conta do condomínio conforme datas de vencimento;
  • Elaborar os rateios das despesas;
  • Elaborar o planejamento e previsão orçamentária;
  • Cobrar a inadimplência;
  • Emitir declarações negativas de débitos para os condôminos;
  • Recolher os impostos devidos;
  • Elaborar a prestação de contas mensais;
  • Manter em dia as certidões negativas referentes ao condomínio;
  • Acompanhar os contratos de prestadores de serviços;
  • Elaborar a folha de pagamento dos funcionários;

Mas se o condomínio não possui uma administração terceirizada, você cumpre também as atividades administrativas acima elencadas, as quais são muitas as atribuições para executar sozinho, além de manter a comunicação eficaz com os moradores e acompanhar toda a manutenção. Todos sabem que a tarefa de ser sindico não é fácil, mas em conjunto com a administradora, o apoio e compreensão de todos os condôminos os resultados serão valiosos para todos.

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Lúcia Vieira

CRA-MG 01-065392/D

Graduada em administração de empresas, atuando no segmento de gestão de imóveis, com experiência em processos de administração empresarial e relacionamento com o cliente.